quinta-feira, 31 de março de 2022

APA Campinas pede socorro-obra Ville Sainte Anne 31-3-22 e atualizações

 APA CAMPINAS PEDE SOCORRO......

Aos gestores públicos de Campinas

Ao Ministério Público

Ao Gaema Campinas e Piracicaba

À Cetesb

Ao DAEE

À secretaria do verde de Campinas

Aos vereadores de Campinas

Ao PCJ

 

Empreendimento que invadiu a área rural de Campinas por supostas manobras no licenciamento, está destruindo a área de preservação na zona produtora de água de Campinas.

Não tem mais a água que vinha do Rio Capivari para Campinas e que era tratada pela Sanasa pois a qualidade está intratável.

Só resta a água do Rio Atibaia para abastecer toda a população de mais de um milhão de habitantes  , e essa está ameaçada pelas obras do empreendimento Ville Sainte Anne. 

Confiram a destruição............

 

                                          Aqui é o local da captação da SANASA

 

 

UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA! já começou o desmatamento ao lado da ETA SANASA – unica captação de agua do municipio

 

 Enquanto que em Campinas, num modelo retrogrado, contrariando todo discurso de “cidade sustentável, a PREFEITURA MUNICIPAL E O ORGÃO GESTOR DA APA (Secretaria do Verde) aprova um loteamento de alto padrão, há menos de 1000 metros  da Unica Captação de Agua do Municipio – ETA SANASA do Rio Atibaia.

 Com os documentos de aprovação, as obras começaram, apesar dos esforços do coletivo de ONGs Ambientalistas e do Ministério Publico para que a Zona de Mancial fosse preservada. Um inquéritto foi instarado pelo MP mas não conteve o início das obras. O desmatando das margens do Rio Atibaia já esté em andamento. Arvores de grande porte já foram elimidadas.. Com a implantação do sistema viário , varias APPs, incluindo do Ribeirão Santana foram aterradas… A região com intenso trafico de animais silvestres e nativos , com uma biodiversidade de Mata Atlantica punjante está sendo destruida!  A terra nua, a movimentação de terra em terras altas está provocando o assoreamento da lagoa Santana e do Rio Atibaia. Uma tragédia anunciada. 

 

A APA DE CAMPINAS produz água de altíssima qualidade, protegida pela mata atlântica, que poderá garantir agua potavel para a Região Metropolitana de Campinas, sem impacto ambiental caso nossos governates acordem e proibam que crimes contra nossos recursos naturais, como este, não mais aconteçam !

 

Compartilhe!

https://apaviva.org.br/2022/03/31/uma-tragedia-anunciada-ja-comecou-o-desmatamento-ao-lado-da-eta-sanasa-unica-captacao-de-agua-do-municipio/


 







 

 

E a inverdade do empreendedor....

Cuidados com o meio ambiente... propaganda enganosa???

https://villesainteanne.com.br/ambiental


Medidas urgentes de paralisação devem ser tomadas pelos órgãos competentes sob pena de omissão .

Supõe-se que, no caso, tenha havido crime ambiental por concessão de licença irregular e em desacordo com as legislações.Quem cometeu vai pagar e caro pois essa área rural será devolvida à cidade.Não duvidem!!!!Tem muita gente grande envolvida nesse assunto, dos dois lados, o lado do errado e o lado do certo.Quem viver verá.


 Mais informação:

Vídeos:

- APA pede socorro-1- Sainte Anne tem rural 24/3/22

https://www.youtube.com/watch?v=tFlO4Ilb6PU

- APA pede socorro-2- Sainte Anne tem rural 29/3/22

 https://www.youtube.com/watch?v=cvvHd1yn6wg

 - APA pede socorro-3- Sainte Anne tem rural 30/3/22

 https://www.youtube.com/watch?v=76UWHIsDNWs

 - APA pede socorro-4- Sainte Anne tem rural 30/3/22

 https://www.youtube.com/watch?v=bIi47-vElkQ

-APA pede socorro-5- Sainte Anne tem rural 5/4/22

https://www.youtube.com/watch?v=_msuESBwjxo

-APA pede socorro-6- Sainte Anne tem rural 8/4/22

https://www.youtube.com/watch?v=dj-VHP6N5oQ 

-Vereadora guida e conselheiras do Comdema falam sobre esse loteamento e politica ambiental em Campinas 

https://www.youtube.com/watch?v=TkxanVGh_iU

-Vereador Paulo Bufalo-debate sobre enchente que tambem citou a APA Campinas

 https://www.youtube.com/watch?v=sL_cT2TeoVU

 -APA pede socorro-10- Sainte Anne tem rural 29/7/22

 https://www.youtube.com/watch?v=zHOGPAQT_4c

 

 

Prefeitura de Campinas aprova loteamento na Zona de Proteção de Manancial da APA

 Zona de Proteção de Mananciais da APA de Campinas está com os dias contados, pois será ocupado pelo loteamento Ville Saint Anne

O Grupo SF, ignora esse zoneamento e consegue aprovar um loteamento insustentável, uma ocupação irregular sob o ponto de vista ambiental. Assinado pelo prefeito em 18/10/2019, o Decreto de aprovação, que invade parte da área rural a margem do Rio Atibaia que deveria estar protegida.

 https://apaviva.org.br/2020/02/16/prefeitura-de-campinas-aprova-loteamento-na-zona-de-protecao-de-manancial-da-apa/ 

-PREFEITOS ENTREGUISTAS ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA X NATUREZA

 Querem entender mais? Como um condomínio urbano foi aprovada na Zona Rural? Como que a Zona de Conservação Hídrica da APA foi violada?

 http://www.jornalaltotaquaral.com.br/imagens_noticias/edicoes/143.pdf

- Facebook Movimento Resgate Cambuí 28/2/22

 https://www.facebook.com/resgatecambui/posts/4983370401726859/

Ville Sainte Anne no Congeapa em 2012. O mais importante para nos atermos é que ele tem uma parte rural que deve ser devolvida para a APA .A gleba 104 Qt 30022 não esta inteiramente no perímetro urbano, é só conferir na pagina do zoneamento Campinas. Trechos do vídeo e informações. 1-Minuto 2:51 exposição Arborea no Congeapa sobre o empreendimento Ville Sainte Anne.Ela fala que a apresentação é baseada na manifestação Congeapa....que já vimos que não passou pelo pleno e nem saiu na ata da reunião citada na manifestação... Comprove: 2-Apesar da informação que o Congeapa aprovou, isso não se comprovou. Não aprovação do empreendimento Ville Sainte Anne pelo CONGEAPA-com fotos ata https://drive.google.com/file/d/1Ow4_cbU3PO3_5VhB3ieVDfWKPMIspG1B/view?usp=sharing 3-Sobre passagem inferior Vamos cobrar a passagem inferior Protocolo 2010/10/43226 St Anne EIA-passagem inferior https://drive.google.com/file/d/1nfwb5daV5hzbsbo0Z4h5iwV3dW3q7FCM/view?usp=sharing 4-Congeapa sem relatórios até hoje... Minuto 12:17 fala da apresentação de relatórios ao Congeapa ...ainda não foi apresentado nada disso ao conselho. 5-Vamos conferir. Minuto 13:17 fala dos corredores ecológicos com passagens de faunas aéreas e terrestres.Empreendimento Sainte Anne. 6-Sobre a lei inconstitucional 8161/94. Minuto 15:21 sobre os 30%.Ela fala que essa questão está resolvida.MAS não está. Questionamos a prefeitura 2x Protocolo 2022/10/0379 para SMAJ em 16/2/22 https://drive.google.com/file/d/12Lhbsuv9eQHohMRVJ35AxAxsdoPG1zfl/view?usp=sharing 7-E tambem o MP sobre a lei inconstitucional. Lei 8161-apenas norma de transição pelo jurídico da prefeitura https://pt.slideshare.net/resgatecambui1/lei-8161apenas-norma-de-transio-pelo-jurdico-da-prefeitura Lei 8161/94-Representação inconstitucionalidade PGJ https://pt.slideshare.net/resgatecambui1/lei-816194representao-inconstitucionalidade-pgj E comprovamos isso no parecer apresentado, e ainda não votado Parecer COMISSAO - SAINT ANNE - CONGEAPA 22-2-22com anexos https://drive.google.com/file/d/12Xl5-uokC9agpcpHK5V_EIRTX2KIdCAQ/view?usp=sharing Video dessa reunião -https://www.youtube.com/watch?v=GO33FOm7itA

 ------------------------------------------------------------------------

Mais de 1.500.000 m2 sendo mais de 400.000 que é área rural .Proibido lotes menores que 20.000 m2 na área rural.Área de proteção de manancial e dentro da envoltória da Mata da Fazenda Santana que é tombada.

Quem comprar provavelmente terá problemas  pois essa área rural terá que ser devolvida.Ela jamais será urbana.

 




Conselho alerta sobre risco ambiental de novos condomínios

O Conselho Gestor da APA de Campinas (Congeapa) e ambientalistas alertaram em carta aberta enviada às imobiliárias da região sobre os riscos ao meio ambiente e os impasses jurídicos que podem estar sujeitos ao comercializarem novos condomínios em Sousas e Joaquim Egídio. O objetivo da carta é que os corretores conscientizem os possíveis compradores da situação. O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para investigar as irregularidades.

https://horacampinas.com.br/conselho-alerta-sobre-risco-ambiental-de-novos-condominios/





 
 
 
Documento da prefeitura de Campinas-cita: utilizou equivocadamente a Lei 8161/94 




Congeapa e ambientalistas alertam sobre o risco de aquisição de imóveis na APA Campinas

 O Congeapa explica, na carta, que a APA é importante, em primeiro lugar, para a manutenção dos recursos hídricos da região, pois "sua cobertura vegetal é essencial para a produção e recarga hídrica". Além disso, há a presença da fauna silvestre, "inclusive de animais ameaçados de extinção, como onça-parda e lobo-guará, dentre muitos outros". E há, ainda, a formação de um corredor ecológico através dos "fragmentos florestais", que permitem a passagem da fauna.

 http://informa.campinas.br/meio-ambiente/96-congeapa-e-ambientalistas-alertam-sobre-o-risco-de-aquisicao-de-imoveis-na-apa-campinas

E não é apenas a APA Campinas que pede socorro...

A APA Campo Grande pede a exoneração do secretário do verde Rogério Menezes.

O problema maior é má gestão.

 



Para sua melhor informação estaremos sempre atualizando o post.

- 10/4/22

Com a chuva a lama foi toda para o rio Atibaia

-APA pede socorro-7- Sainte Anne tem rural 8/4/22

https://www.youtube.com/watch?v=dj-VHP6N5oQ

 Atenção : A parte rural é do lado da Captação de água de Campinas.A lama foi toda para o rio.Campinas vai ficar sem água para a cidade. Isso foi alertado pelo professor da Pucc e por membro de conselho na 4ª REUNIÃO CEE ANTIENCHENTES - 06-04-2022 

 https://www.youtube.com/watch?v=sL_cT2TeoVU

Paulo Tinel da Sanasa Campinas afirma: Minuto 55:38 a água do rio Atibaia tem que ser muito bem cuidada... https://www.youtube.com/watch?v=F-OQpUueuSg Loteamento empreendimento Ville Sainte Anne em Sousas. A gleba de mais de um milhão de ms2 tem uma parte rural, isso pode dar problema. Anúncio Ville Sainte Anne

 https://www.villesainteannecampinas.com.br/?gclid=Cj0KCQjw0PWRBhDKARIsAPKHFGhb1Xc51q8rLB4Nne4JfuQZm4OZxbDbJqciPJccXqBiaPAPqWOOGpwaAl7PEALw_wcB

 




-Maio de 2022

O estrago continua....

 

 





Novos vídeos 18/5/22

APA pede socorro-7- Sainte Anne tem rural 6/5/22

 https://www.youtube.com/watch?v=l2EH8Lr02u0

APA pede socorro-8- Sainte Anne tem rural 11/5/22

 https://youtu.be/QECBCfhrV_Q

APA pede socorro-9- Sainte Anne tem rural 7/4/22

 https://youtu.be/aApJIcpJWXA

 -APA pede socorro-10- Sainte Anne tem rural 29/7/22

 https://www.youtube.com/watch?v=zHOGPAQT_4c

 

-Postagens sobre esse estrago na área rural da APA Campinas

AMBIENTALISTAS PEDEM A CABEÇA DO SECRETÁRIO DO VERDE ROGÉRIO MENEZES

Querem entender mais? Como um condomínio urbano foi aprovada na Zona Rural? Como que a Zona de Conservação Hídrica da APA foi violada?

 Leiam a manifestação das ONGs ambientalistas, de maio de 2020, protocolada no Inquérito Civil n. 18/2020, instaurado pelo PROMOTOR DE JUSTIÇA DA 9ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA (HABITAÇÃO E URBANISMO) DE CAMPINAS/SP que investiga Irregularidades Loteamento Ville Sainte Anne (Sousas/Campinas)

 http://www.jornalaltotaquaral.com.br/imagens_noticias/edicoes/156.pdf

 

 

 Local: área rural inserida irregularmente na área urbana da gleba 104 quarteirão 30033 , em Sousas.




APAVIVA

“Naturalmente Urbano” 😢
🚜🚜assim se vende o loteamento da APA que acaba de deixar a terra exposta, uma chaga aberta no território da Area de Proteção Ambiental de Campinas!
🐆🪲🦇🦉🐜 Os animais silvestres perdem seu habitat
💦💦Zona de Conservação de Manancial ignorada. Sem mata ciliar, o Rio Atibaia eh assoreado
Os tratores substituíram os animais silvestres que viviam desse fragmento, desapareceram das lentes do @apiariosantanna
Todos perdem , a cidade perde, sem água não há vida ‼️ sem floresta não há biodiversidade‼️
🍃falta consciência ambiental , para quem empreende e para quem compra, consciência necessária para conter o avanço dos loteamentos sobre as áreas prioritárias de preservação da @apadecampinas #sosmataatlantica #biodiversidade #sousas #onçaparda #loboguara
 
 






-Blog com muitas informações, prova que tem a área rural e que esta será devolvida para a cidade.


Ville Sainte Anne-Sousas-área rural tem que ser devolvida para a cidade

https://blog.individuoacao.org.br/2022/04/ville-sainte-anne-sousas-area-rural-tem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário